Cultura e Gastronomia

São Borja tem a civilização mais velha do estado, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação. A lei estadual declarou oficialmente São Borja “Terra dos Presidentes”, por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart. Antigamente, a cidade foi conhecida também como a Capital do Linho, devido ao forte cultivo da planta no município nas décadas do início do século XX.

São Borja foi o primeiro dos chamados Sete Povos das Missões da Companhia de Jesus, que abrigou em seu seio a nação guarani e foi o lar de Sepé Tiaraju. Porém, o formato da verdadeira cruz utilizada pelos jesuítas nas Missões pode ser vista em vários locais da região missioneira, inclusive nas Ruínas de São Miguel das Missões, principal sítio histórico dos Sete Povos das Missões.

Caminho das missões é um percurso que mescla história com natureza pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as reduções jesuítico-guarani. Os peregrinos partem da Igreja matriz São Francisco de Borja no centro da cidade e fazem o caminho a pé até a cidade de Santo Ângelo, percorrendo 325 km em 13 dias.

Em São Borja você encontra os mais autênticos usos e costumes do gaúcho, suas tradições nas artes, na cultura e na gastronomia.

O chimarrão, a música, o churrasco e a hospitalidade são características próprias da gente desta terra, tornando São Borja uma cidade que reúne o que há de melhor do Pampa e das Missões.