13.9 C
São Borja
quinta-feira, julho 4, 2024

Museu Municipal Apparício Silva Rillo

São Borja é uma cidade localizada no Rio Grande do Sul, fundada em 1682 por sacerdotes Jesuítas juntamente com índios, onde formaram uma redução missioneira. São Borja foi o primeiro dentre os sete povoados construídos nesse Estado, mais conhecido como “Os sete povos das missões”. Atualmente, existe um museu com inúmeras peças que retratam esse período histórico, o Museu Apparício Silva Rillo, contendo um acervo de valiosas esculturas missioneiras e outros itens de imensurável valor cultural.

O museu foi instalado em 1969 na Travessa Albino Pfeifer nº 84, no centro de São Borja, o qual busca preservar a memória missioneira e o patrimônio cultural. Assim como vários espaços similares, o museu já teve outros nomes, sendo em 1974 chamado de Divisão de Biblioteca, Museu e Arquivo Histórico Municipal.

Somente em 1997, sob o decreto nº 2559, foi nomeado Museu Municipal Apparício Silva Rillo, em homenagem a Rillo, um prestigiado poeta, compositor e historiador com profundas inspirações na cultura missioneira e com a história dessa cidade.

O museu foi instalado em 1969 na Travessa Albino Pfeifer nº 84, no centro de São Borja, o qual busca preservar a memória missioneira e o patrimônio cultural. Assim como vários espaços similares, o museu já teve outros nomes, sendo em 1974 chamado de Divisão de Biblioteca, Museu e Arquivo Histórico Municipal. Somente em 1997, sob o decreto nº 2559, foi nomeado Museu Municipal Apparício Silva Rillo, em homenagem a Rillo, um prestigiado poeta, compositor e historiador com profundas inspirações na cultura missioneira e com a história dessa cidade.

Esse museu tem como missão ser um local de intercâmbio entre pessoas, culturas e conhecimentos, através da divulgação e valorização da história missioneira de São Borja, preservando assim, por meio de ações culturais, que atuam e interagem com a sociedade de São Borja, de forma dinâmica e contemporânea, amparadas através de estudos e pesquisa. Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas.

Os museus são como pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. São fontes de conhecimentos, acesso a cultural e uma oportunidade de conhecer melhor o passado. O museu Apparicio Silva Rillo reúne peças do período em que São Borja foi Redução Jesuíta, sendo vários artefatos criados no estilo Barroco Missioneiro. Essas obras em exposição no museu foram doadas por pessoas que as possuíam e outras estavam na antiga igreja missioneira, que na década de 1950 foi substituída pela atual. Outros itens em exposição são objetos de uso geral no século XVI e XX, dentre eles estão uma máquina de escrever, utilitários de são de cabeleireiro, mesa telefônica antiga e ainda, um busto de Apparício Silva Rillo esculpido recentemente, em argila por um artista local.

destaques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes sociais

0FãsCurtir
1,995SeguidoresSeguir

Outros artigos