13.9 C
São Borja
quinta-feira, julho 4, 2024

Igreja São Francisco de Borja

A Igreja Matriz São Francisco de Borja, bem como o Mausoléu de Getúlio Vargas foram projetados inspirados no estilo do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. A atual Igreja Matriz São Francisco de Borja foi construída em 1982, em comemoração ao tricentenário de fundação histórica do município. Foi erguida no mesmo local da Catedral de São Francisco de Borja, igreja guarani jesuítica, não mantendo as mesmas características anteriores.
 
Construída no mesmo lugar da sua antecessora, mantém algumas referências daquela época. A arquitetura da fachada da igreja, faz referencia as ocas indígenas guarani, do maior de todos os arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer. Da antiga catedral resta apenas uma pedra-monumento para resgatar a memória do Padre Francisco Garcia, fundador da redução São Francisco de Borja. Esta pedra é um monumento de importante valor histórico e cultural para a sociedade são-borjense, pois resgata e mantém viva a identidade da população.
 
Anualmente é feito um Plano de Pastoral que incentiva a busca do Objetivo, o desempenho dos Serviços Básicos de uma Comunidade (Catequese, Liturgia, Pastoral Social e Formação de Agentes), algumas Insistências conforme as circunstâncias do ano e uma Prioridade que é um Projeto Especial referente ao tema articulador que a Diocese define.

Muitas pessoas contribuem para a ação pastoral: Presbíteros, duas comunidades de Religiosas, Coordenações e Animações de Comunidades, de Pastorais, de Associações e Movimentos. 
 
Artigo anteriorFonte São Pedro
Próximo artigoIgreja Imaculada Conceição

destaques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes sociais

0FãsCurtir
1,995SeguidoresSeguir

Outros artigos